
DR. Mário Henrique / Tratamentos
Endocrinologia
Os nódulos de tireoide são achados frequentes na população em geral, rotineiramente encontrados em exames de rotina. Esses nódulos, a depender das características da ultrassonografia, podem apresentar baixo ou elevado risco para neoplasia. Nesses casos é necessário a obtenção de material para análise citopatológica. Isso é feito através da punção aspirativa com agulha fina (PAAF). O procedimento é feito com anestesia local, em regime ambulatorial. Uma agulha de fino calibre é posicionada no interior do nódulo, visto com a ultrassonografia, e após movimentos repetitivos, há a obtenção de material para análise.
A coleta hormonal é feita através de cateterismo de veias que drenam o órgão alvo. Tem por objetivo a obtenção de sangue de um local específico para dosagem de hormônios, a fim de identificar o local que esteja com funcionamento inadequado. Esse procedimento é feito de forma mais frequente para as glândulas adrenais (suprarrenais) nos casos em que há alguma manifestação sistêmica de produção excessiva de hormônio, porém não se identifica qual das duas glândulas é a responsável por isso. O procedimento é feito sob anestesia local, seguido de cateterismo seletivo das veias adrenais, e coleta de sangue de cada uma delas, para análise laboratorial.

O Dr Mário é médico formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP-SP.
Endereço
Edifício Comercial Caesar Prime
Avenida Pedro Basso, 530 – Sala 101. Alto São Francisco
Foz do Iguaçu – PR
CEP 85.863-756
Contato
- (45) 99833-2447
- (45) 3198-0002
- contato@clinicaverussa.com