DR. Mário Henrique / Tratamentos
Pneumologia
A análise histopatológica é necessária para o diagnóstico dos nódulos pulmonares, e isso pode ser feito através de biópsia com agulha guiado por imagem, e no caso do pulmão, o método de escolha é a tomografia. O procedimento pode ser feito com o paciente acordado e anestesia local ou com anestesia geral para maior controle da respiração. O procedimento é realizado em regime ambulatorial. Após o procedimento, o paciente permanece em observação por algumas horas, podendo ir para casa no mesmo dia.
A ablação percutânea é uma cirurgia minimamente invasiva feita para tratar nódulos malignos (neoplasias) de vários órgãos, principalmente fígado, rins e pulmões, sem necessariamente ter que realizar uma cirurgia aberta. O procedimento consiste em introduzir uma agulha específica no interior do nódulo, e esta agulha é ligada em aparelhos que podem gerar calor (queimar) ou frio (congelar) as estruturas ao redor. Dessa forma, as células malignas são destruídas, curando os nódulos. Esse procedimento é realizado com o auxílio de ultrassonografia e tomografia, para ter controle do local exato que deve ser tratado, além de poder avaliar se a área tratada está satisfatória, com margens de segurança para evitar recidivas. Além disso, o procedimento é realizado com equipe de anestesia, para dar maior conforto ao paciente. A recuperação geralmente é rápida, permanecendo um dia internado em observação.
Toracocentese / drenagem torácica guiada por imagem
A toracocentese é o procedimento que é feito para retirar o acúmulo de líquido nos pulmões. Esse procedimento pode ter finalidade diagnóstica, com obtenção de material para análise laboratorial, ou com finalidade de alívio, nos casos em que o acúmulo de líquido é de grande quantidade
As malformações vasculares (MAVs) pulmonares representam emaranhados de vasos dentro dos pulmões, que representam alto risco de sangramento. Elas podem ser tratadas de forma minimamente invasivas através de embolização seletiva. Esse procedimento é feito com o cateterismo seletivo dos vasos para MAV, seguido de tratamento com algum agente embolizante, na maior parte das vezes micromolas.
A embolia pulmonar ocorre quando coágulos dos membros inferiores ou formados dentro do pulmão causam obstrução nas artérias pulmonares, reduzindo a circulação sanguínea pulmonar, e consequentemente reduzindo a oxigenação do sangue. O tratamento de escolha nesses casos é o uso de anticoagulantes. Porém existem situações que os coágulos são de grandes dimensões que causam obstruções centrais, que levam a disfunção grave do paciente, necessitando de tratamento mais agressivo. Nesses casos existe a possibilidade de realizar a aspiração (trombectomia) dos coágulos, além da injeção de trombolíticos dentro das artérias pulmonares, para melhorar a circulação do pulmão. O procedimento é feito através do cateterismo seletivo das artérias pulmonares, seguido da passagem de dispositivos que aspiram os coágulos ou que fazem a quebra mecânica ou química dos mesmos.
O Dr Mário é médico formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP-SP.
Endereço
Edifício Comercial Caesar Prime
Avenida Pedro Basso, 530 – Sala 101. Alto São Francisco
Foz do Iguaçu – PR
CEP 85.863-756
Contato
- (45) 99833-2447
- (45) 3198-0002
- contato@clinicaverussa.com